Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2015

O fim dos camponeses

No Reino de Guaracangalha
Abril 2003


A Rainha Tirana vendo que os camponeses do reino viviam felizes comercializando seus produtos no mercado, e como ela não gostava de pobre, resolveu acabar com o mercado do reino, tirando o ganha pão desses camponeses; depois de algum tempo vendo que eles continuavam comercializando seus produtos, só que agora nas tendas da feira, resolveu que era hora de acabar de vez com o sustento de suas famílias, simplesmente mudando a feira de dia e lugar, e o que foi pior proibindo o comércio dos mercadores que vendiam coisas usadas.


Mas não ficou só nisso, com suas medidas, e cobrança de altas taxas ela praticamente proibiu o pequeno camponês que tinha sua rocinha de vender seus produtos.


A estória não conta corretamente os fatos, porque muita coisa se perdeu no tempo, mas tem algumas versões que dizem que ela gastou uma fortuna na construção desse local para a feira, mas o mesmo não pertencia ao reino, e sim a um reino vizinho, que acabou pegando de volta o local, para construção de seu depósito, trazendo um grande prejuízo para os cofres do reino de Guaracangalha.


Mas apesar de ser o reino da fantasia, todos os “causos” aqui narrados aconteciam, por um simples motivo, a maioria dos Conselheiros do reino eram fã daquela frase de uma famosa música que dizia assim: “vem meu cachorrinho, a sua dona está chamando”. E com isso todos se locupletavam nas tetas do poder. E quando aquele “grande” Conselheiro e “grande” Ministro, resolveu voltar a ser preceptor? Será que a teta havia secado?
“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke) 


Leiam mais crônicas do blog http://horahjornalverdade.blogspot.com
Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h
http://www.facebook.com/cronicas.horah

Nenhum comentário:

Postar um comentário