Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2011

Vendendo dificuldades para gerar facilidades.

No sitio dos Marrons está assim, o Executivo de Guararema tenta por todos os meios pressionar a população vendendo dificuldades para gerar facilidades, acompanhem a matéria do AT Noticias em sua edição de 13/08/2011.







IPTU está irregular no Sítio dos Marrons
Pdf da matéria abaixo na url www.horahjornalverdade.com.br/sitio_marrons/at1pag_06.pdf

JULIANA CORREIA
E MÁRCIA DIAS
DE GUARAREMA

Os moradores do bairro Sítio dos Marrons, em Guararema, cobram da prefeitura para que o desmembramento da cobrança do Imposto Predial e Territorial (IPTU) seja realizado de acordo com os lotes existentes no local e reclamam pelo constante aumento do valor. O presidente da associação de moradores do bairro Sítio dos Marrons, André Ribeiro, questiona mudança do Imposto sobre a propriedade Territorial Rural (ITR) para o IPTU. 

O presidente do diretório municipal do PSB e ex-vereador de Guararema, Jacy de Pádua, defende o direito do cidadão de recorrer.

Ribeiro diz que o principal problema é o IPTU emitido nos anos de 2010 e 2011.

Nessa época, a administração de Guararema transformou todas as áreas da cidade em território urbano, e os moradores que antes pagavam ITR estão sendo cobrados pelo valor mais elevado  do IPTU. Segundo o morador, o valor em 2010 era de pouco mais de R$ 7 mil e esse ano, o montante chegou ao nível de R$ 9 mil, valor ainda não corrigido.

Além desse aumento significativo, os moradores cobram a prefeitura e o Ministério Público para que esse valor possa ser dividido adequadamente entre os lotes que existem nesse terreno.

“A prefeitura julga o território irregular, e que não podem fazer o desmembramento do imposto”, diz.

Por enquanto, o IPTU está sendo emitido no nome da antiga proprietária, que atualmente, está com problemas de saúde em consequência dos seus 83 anos de idade e se preocupa com a dívida.“ Como os lotes são de tamanhos variados, não está tendo um acordo em relação à divisão da conta”, afirma.

Ambos os poderes público não propõem solução ao problema, deixando os moradores de mãos atadas. Apesar disso, a cobrança não para. Ribeiro recebe sempre a mesma resposta da prefeitura de que se a dívida não for quitada, o local vai para leilão e os problemas serão maiores.

“Nós estamos tentando resolver de forma amigável, sem processos, mas a prefeitura e o Ministério Público não estão colaborando”, conclui.

O ex-vereador diz que esses proprietários levaram um susto com a mudança de imposto e recorda da atitude tomada por um morador de Guararema que se sentiu lesado pelo IPTU ser cobrado progressivamente entre os anos de 1999 e 2003. A partir de 2004, o imposto progressivo foi banido.

O mais interessante dessa historia é que o Alvino Prefeito desapropriou uma área dessa mesma senhora próximo do local e ofertou um preço ínfimo, qual é o motivo desse preço não sabemos porque ninguém tem acesso aos processos internos da Prefeitura e quando solicitado judicialmente existe a demora de praxe.

Os Srs. Vereadores da época da desapropriação que dão base de sustentação ao alcaide[¹], e que parecem mais peças que são colocadas e trocadas ao bel prazer de alguns interesses espúrios, será essa palavra muito pesada para definir como comportam-se os vereadores da base governista, ou essa palavra ainda é light para os interesses que são aprovados a mando do Executivo, e que em todas as oportunidades possíveis são aplaudidas e elogiadas pelos seus vassalos, que ocupam cargos transitórios de vereador, e esquecem que seu dever é representar os interesses da população e não interesses outros.
[¹]alcaide
al.cai.de
sm (ár al-qaid) 1 Governador de castelo, província ou comarca, com jurisdição civil e militar. 2 Prefeito.


O Boris Casoy, diria isso é uma vergonha com o que ocorre na casa de leis de Guararema, os vários vereadores eleitos no pleito de 2008, logo após a posse rapidamente ocuparam cargos de secretários, ai veio a primeira leva de suplente, depois uma renuncia aqui outra acolá mais suplentes assumem sem saber quanto tempo vai permanecer no cargo. Com certeza será por pouco tempo a primeira leva que se retirou para assumir secretarias devem voltar próximo as eleições e esses vão ficar a ver navios, tudo belo bem de Guararema como costumam dizer, como estou vacinado e não acredito em almoço grátis existe alguma truta sendo servida.

Hoje os que estão na Câmara são outros, ficou uma pequena base dos que forem eleitos,  porque como é dito pelos pares eles são bonzinhos e dão seus lugares para que os suplentes possam treinar, logo logo deveremos ter mais alguns novos no “job rotation” [²]
[²]job
job
n 1 obra, empreitada, tarefa. 2 emprego, colocação. 3 trabalho. 4 negócio, cargo, serviço, desempenho de qualquer trabalho.


rotation
ro.ta.tion
n 1 rotação, revolução, movimento giratório. 2 revezamento, alternação, turno, alternância, rodízio.


Ou seja rotação de pessoal.

Voltando a vaca fria, vejam algumas fotos do sitio do Marrom e tirem suas conclusões, é possível o poder publico deixar abandonadas essas famílias? Fazer pressão como “coca-cola” em uma pessoa idosa, com pouca cultura e condições financeiras desfavoráveis, autoridades do Executivo e cartorários da Câmara Municipal vocês conseguem dormir a noite quando pensam nesse assunto?

Vocês representantes da população e que são a base de sustentação do Executivo e o próprio Executivo tem a coragem e a falta de pudor de tentar colocar em leilão uma propriedade que foi “loteada” e houveram construções debaixo de seus olhos e vocês não tomaram nenhuma providencia? Deixaram o barco andar? Agora querem apertar o cerco? Quem será o beneficiado com esse esquema? E o projeto de regulamentação de áreas em situações irregulares defendidos tão veementemente pelo então candidato Marcinho?

Prefeitura efetue o desdobro de cada propriedade. Para que possa ser lançado o IPTU de uma forma correta, se esse for o correto e legal.

O Marrom um dos locais em que apresenta um maior risco ambiental de Guararema, vejam algumas fotos, até a data estava assim, e querem o IPTU de 2010 e 2011.
Esse é o local em que a Prefeitura quer cobrar IPTU, o que ela fez por esse local? Quais os benefícios que a comunidade tem?

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h, convites para participar enviem e-mail para  cronicas@horahjornalverdade.com.br ou http://www.facebook.com/cronicas.horah
Siga-nos no Twittter @horahjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário