Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Campanha contra raiva já vacinou mais de mil gatos e cachorros

Até o final de julho foram vacinados, os animais abaixo devemos apoiar essa iniciativa da Secretaria de Saúde, que desenvolve esse trabalho a muitos anos.

Estão ainda longe da meta, estão tomando iniciativas para vacinar todos os animais, vejam estão disponibilizando agendamento para que as equipes de vacinação irem as casas para vacinar os animais para as pessoas, que por qualquer motivo não possam comparecer nos postos de Vacinação.

Então a sociedade (ou a comunidade como preferem outros) devem levar essas informações a seus vizinhos e conhecidos que tem animais de estimação.

A Secretária de Saúde poderá também colocar cartazes nos ônibus, tendo em vista que nas áreas mais distantes do centro da Cidade as noticias não chegam com tanta facilidade.

E quando do retorno das aulas informar em todas as Escolas, que pode haver o agendamento da vacinação de cães e gatos.

E se possível, ter agendamento para o final de semana porque muitas das chácaras existentes em Guararema tem animais, e os seus proprietários normalmente vem em final de semana, e gostam que seus animais sejam tratados em sua presença, e essas tarefas não são delegadas aos seus caseiros, que também não tem acesso as informações da campanha.


Campanha contra raiva já vacinou mais de mil gatos e cachorros
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=20893&pchave=guararema

Cerca de 10 mil animais (cães e gatos) deverão ser vacinados
LUIZ DOMINGUES
De Guararema


A campanha de conscientização sobre a importância da vacina contra a raiva, em cães e gatos, foi iniciada no começo de julho nas escolas da rede municipal pela equipe de Controle de Zoonoses da Prefeitura de GUARAREMA, e a vacinação, porém, começou na semana passada. Até a última quinta-feira, 1.270 cães e 207 gatos já haviam sido imunizados, totalizando 1.477 animais vacinados.

A campanha continua nos meses de agosto e setembro em outros bairros.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram vídeos com desenhos aos alunos para mostrar a importância de os animais de estimação, cães e gatos, serem vacinados. Durante a animação dúvidas foram esclarecidas às crianças diante do slogan deste ano: "Vacine seu animal, pois a raiva é um ladrão que rouba os bons momentos!".

O trabalho de conscientização, iniciado três semanas antes do início da vacinação, é para que GUARAREMA consiga, neste ano, alcançar um número maior do que no ano passado, que ficou em 6.558.

A secretaria municipal de Saúde estima que mais de 7.600 cães e 1.500 gatos habitam o município e deveriam ser vacinados.

O número de mordeduras registradas em GUARAREMA no ano passado foi de 63, quantidade considerada alta pela secretaria, apesar de não ter havido nenhum registro de raiva humana no município.

O objetivo da campanha deste ano é vacinar pelo menos 80% dos cães (aproximadamente 6.400), e 70% dos gatos (cerca de 1.300), por isso os proprietários de animais que tenham dificuldade de levá-los até os postos volantes serão atendidos em casa pelos funcionários da secretaria, basta marcar um horário pelo telefone 4693-8058.

Os donos que levarem os animais (cães e gatos) para a vacinação deverão ter o cuidado de estar com coleira e guia, ou no caso de gatos, em gaiolas ou saco de ráfia, sempre guiados por adultos responsáveis para maior segurança dos próprios animais.

A doença é transmitida pela saliva do animal contaminado, gatos, morcegos ou cães, e pode levar a pessoa que for contaminada à morte, porque ataca o sistema neurológico humano.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 10 minutos morre uma pessoa com raiva no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário