Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de junho de 2009

CESAP de Guararema: falta de médicos e remédios geram reclamações


Prezados em 28/05/2009 enviamos um e-mail a Diretoria de Comunicação de Guararema, questionando a Administração para uma serie de fatos entre eles os abaixos, os demais voltaremos ao assunto em breve.

1) Percebemos que aumentou consideravelmente o volume de pessoas “novos moradores” será que são realmente moradores e residentes em Guararema? Ou são pessoas “politicamente convidadas” a vir participar do nosso sistema de Saúde, e estão apresentando endereços quaisquer da cidade de Guararema em seu cadastro?

2) É fácil perceber que temos um volume de carros ao redor do Cesap com placas de cidades de todas as regiões. Em consequência geram para nossa cidade “Guararema e seus moradores verdadeiros” filas cada vez maiores, remédios faltando ou sendo entregues a prestação o que quero dizer é remédio para alguns dias, depois você volta e pega mais uma parte e por ai vai. Além de uma espera muito maior para passar nas especialidades medicas.

3) Será que o Cesap gosta tanto dos moradores da Cidade que querem terem eles por perto toda semana, ou será que a Nossa Administração pensa que tudo mundo tem tempo para perder?

4) Para corrigir esse problema é fácil é somente fazer um Censo que pode começar pelo cadastro existente, muitas pessoas numa casa será Republica, Pensão, Pousada, Hotel? Se não for, alguma coisa está errada, manda verificar se todos os cadastrados no endereço são moradores.

Fomos convidados pela Administração a uma reunião que realizou-se no dia 01/06/2009 onde recebemos por parte dos Governantes da cidade todas as respostas para as perguntas acima. Outras questões trataremos em outra oportunidade, pois as mesmas estão sendo conferidas com as respostas dadas pela Prefeitura de Guararema.

O que me causa espanto é que o Jornal Noticias de Guararema além de sofrer uma crise de identidade em seu nome já mudou também por diversas vezes nos últimos meses.

A exemplo do Sr. André do Prado e agora estampa “Notícias” depois um logo com NG entrelaçados e Grupo Notícias. Porem os espantos não são somente por causa de sua nova identidade, e sim que está mudando conforme um adolescente, já que o jornal tem 17 anos “ que estava servindo até a pouco tempo a Administração Municipal e a Câmara Municipal.”

O espantos náuseas são também provocadas pelo estilo, que até um tempo atrás, somente via uma Guararema maravilhosa e nunca sugeriu nenhuma atitude ou procedimento que a Administração pudesse fazer para melhorar a sua Gestão.

As respostas para os nossos questionamentos foram integralmente respondidos somente a frase ....Ou são pessoas “politicamente convidadas” gerou uma interpretação que não era a nossa intenção, que quando perguntamos nos referimos ao fato de moradores de Guararema estarem oferecendo seus endereços que é um ato político, ou de boa vizinhança ou para atendimento de amigos e parentes.

Com a estrutura existente em nossa Cidade que de fato é uma referencia em relação a outras cidades da Região, a própria Prefeitura reconhece que também tem muito a melhorar.

Os atendimento no Cesap estavam chegando a quase que mil pessoas dia ou seja uma taxa absurdamente alta em relação a população existente levando-se esse fato em consideração todo o sistema entra em colapso, conforme nosso questionamento.

No item 4 acima sugerimos um Censo da população, e a Administração já estava pensando no Cartão Cidadão, que irá ser uma identificação Municipal individual, onde o cidadão morador de Guararema será cadastrado.

Em todos os eventos, atos da Prefeitura inclusive os da Secretaria da Saúde será atendido através de seu cartão cidadão. Esse local já foi escolhido e está sendo adaptado para receber a população e efetuar o seu Cadastro.

O EX “Jornal Oficial de Guararema ou chapa branca” como era conhecido publicou em sua ultima edição desse final de semana a noticia abaixo que trata do Cesap que abaixo transcrevemos conforme o link ou a url do site www.noticiasdegurarema.com.br


CESAP de Guararema: falta de médicos e remédios geram reclamações

http://www.noticiasdeguararema.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=876:cesap-de-guararema-falta-de-medicos-e-remedios-geram-reclamacos&catid=81:regiao&Itemid=410

A população de Guararema está insatisfeita com os serviços de saúde da Prefeitura prestados no “Centro de Especialidades de Saúde e Apoio a População Rolando Campagnoli” – CESAP. Entre as maiores queixas dos pacientes está a demora, tanto no atendimento, quanto na marcação de consultas e a falta de medicamentos.
Ricardo André Rodrigues disse que faz tratamento cardíaco na Santa Casa da cidade e, ao procurar os medicamentos que precisa no CESAP, foi informado que os mesmos só seriam fornecidos se ele tivesse se consultado com médicos do próprio CESAP. “Eles (CESAP) demoram, às vezes, até quatro meses para marcar uma consulta, se eu dependesse de médicos daqui já tinha morrido. Aí quando a gente consegue médico, eles falam que não vão fornecem o remédio. Eu tive que brigar, falei que com receita médica da cidade eles são obrigados a me atender”.

No dia em que esteve na unidade, o NG presenciou queixa de diversas pessoas que, do lado de fora, aguardavam por familiares ou pela sua própria vez de ser atendido. Por volta das 15 horas, Clarice Rodrigues, disse estar à espera do atendimento do sobrinho que tinha dado entrada passando mal, às 9 horas da manhã. “Ele chegou aqui cedo passando mal e não tem nenhum médico especializado para atender. Para que construir este centro de especialidades, então?”, questiona Clarice. Ela explica que o atendimento no antigo posto era muito mais eficaz. “Lá era simples, mas as coisas funcionavam. Não adianta ser bonito como é aqui e não atender bem a população”.

Uma outra senhora, já com idade avançada, que não quis se identificar com medo de represálias, queixou-se que por diversas vezes esteve à procura dos remédios para hipertensão, “Sustrate propatilnitrato” e “Losartana potássica” sendo que sempre as atendentes pedem para ela retornar outro dia, pois nunca têm em estoque. “Estes remédios são de uso contínuo, eu tomo eles há mais de três anos seguidos, para controlar minha hipertensão, que é alta. Não posso deixar de tomá-los. Estes medicamentos a Saúde Municipal tem obrigação de oferecer a população, não é mesmo?” indaga em seu desabafo.

Em meio às reclamações dos pacientes, a diretora do CESAP, Roberta Maia Alfonzo, apareceu para tentar esclarecer alguns assuntos. Ela disse que a unidade mantém uma central de sugestões e reclamações, onde pessoas podem opinar e que só assim poderão melhorar o atendimento. Quanto à falta de medicamentos, Roberta assumiu o fato: “Estamos sim com problemas na distribuição dos medicamentos, mas vamos tentar melhorar esse processo”.

Serviço Terceirizado

Ana Rosa Zeferina, contou sobre o tratamento de fisioterapia que fará pelo CESAP em uma clínica particular. De acordo com ela, o tratamento marcado para começar no próximo dia 07, será feito na clínica do “Dr. Gilmar”.
Essa clínica foi contratada pela Prefeitura para prestar os serviços de fisioterapia que o CESAP não oferece, por má adequação do centro de fisioterapia da unidade, que não atende desde que foi “inaugurado”, há quase um ano. A clínica contratada pertence a DRT. Claudia de O. Boechat Campos, esposa do Dr. Gilmar José de Barros Campos, diretor técnico da Santa Casa de Guararema e do CESAP.

Na sexta-feira (12/06), como o CESAP estava fechado devido ao feriado, o NG procurou o Dr. Gilmar na Santa Casa para prestar esclarecimentos sobre os serviços de fisioterapia, mas foi informado que o mesmo, apesar de ser diretor técnico, não fica na unidade. A DRT. Adriana também foi procurada, mas disse que só está autorizada a responder pelos serviços que realiza em sua clínica, quando estiver no CESAP.

No concurso que a Prefeitura de Guararema abriu na semana passada, apenas uma vaga para fisioterapeuta foi disponibilizada. Esse número mostra que a Prefeitura não pretende montar uma equipe efetiva de fisioterapeutas e os serviços contratados devem continuar no lugar dos serviços públicos na rede municipal de saúde de Guararema.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Podemos notar que na reportagem acima só existem criticas, porque o proprietário ou Diretor Comercial do Jornal Notícias de Guararema não fala de suas próprias experiências que quando vai buscar remédios, ele os tem? ou de suas consultas e de seus parentes, ou não percebe que essas pessoas que aparecem na sua maioria não são de Guararema?

Estranho um paciente fazer tratamento cardíaco na Santa Casa, pois a mesma nem mesmo tem Cardiologista em seus quadros.

Os Cardiologistas atendem no Cesap e as consultas são agendadas a cada 4 meses como recomenda a Organização Mundial de Saúde, se for necessário um maior numero de consultas os cardiologistas nunca se negaram a atender, por falar em Cardiologia o Cesap teve em seus quadros sempre bons médicos, sendo um deles Professor Dr. de uma Escola de Medicina em São Paulo, que alem de Cardiologista tem outras especialidades.

Atendimento emergencial me parece que deve ser atendido na Santa Casa e não no Cesap conforme relata o jornal, porque todos os atendimentos no Cesap são agendados talvez com exceção os Odontológicos que são bem básicos e em alguns dias o Pediátrico.

Sobre os questionamentos da contratação da clínica de fisioterapia, existe alguma irregularidade? Se existe reúna provas e entregue ao Ministério Publico que irá apurar e responsabilizar os culpados. Ou será que na puberdade de seu Jornal ainda não aprendeu a tratar desses assuntos?

Porque durante vários anos quase todas as noticias eram enviadas pela Assessoria de Imprensa e o Jornal era uma moleza fazer, vinha tudo pronto era só copiar e colar os realeses da Prefeitura juntamente com as fotos, hoje tem que sair para fazer reportagens, ai fica mais difícil e caro fazer um jornal semanal, sem o “Paitrocínio” da Prefeitura através de seus anúncios.

Um comentário:

  1. Falando em Fisioterapia, até hoje 23/02/2010 ainda não foi contratada a Fisioterapeuta que ficou em primeiro lugar no concurso. O que será que está acontecendo? Outras areas já foram chamadas. Obrigado.

    ResponderExcluir